O APRENDIZADO DO DISCÍPULO

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. ” (João 10.27).

Já vimos que o discípulo é aquele que abandona tudo para seguir o Mestre. Porém, ao abandonar tudo ele se reveste de algo novo. Os discípulos seriam chamados mais adiante no Novo Testamento de “nova criatura” – ou seja, aquele que “nasceu de novo” (cf. 2 Co 5.17).


Esta nova criatura não somente abandonou tudo aquilo que lhe envergonhava no passado, mas também deve continuar abandonando no presente, a cada dia. A este processo de arrependimento dos pecados anteriormente cometidos e uma mudança de atitude e vontades, chamamos de “santificação”. A partir dos textos do evangelho de João vemos que esta santificação está ligada a duas coisas: ouvir (ou aprender) as palavras de Jesus e ser guiado pelo Espírito Santo. Portanto, o discípulo é também aquele que APRENDE com o Mestre. Jesus é o Bom Pastor que dá a sua vida pelas suas ovelhas. Um pastor de ovelhas guia, protege e cuida do seu rebanho. As ovelhas de Jesus são guiadas por Ele, por meio de Sua PALAVRA.


Em João 10.27 vemos que: as ovelhas de Jesus OUVEM Sua voz e O seguem. Esta é a marca de um verdadeiro discípulo, ele ouve o que Jesus diz e O segue. Não há como ser discípulo de Jesus e não aprender com Ele, e não ter sua vida direcionada por Suas palavras. A palavra Dele produz nos seus discípulos santidade prática, pureza e transformação.


Pastor Robson L. Binotto

0 comentário